terça-feira, 16 de setembro de 2014

E Sansão se Apaixonou por Dalila

O livro de Juízes Cap. 16 narra a história de Sansão e Dalila. Mas, que lição tiramos desta história? Muitas. A Bíblia é recheada de histórias. As histórias de sucesso são dignas de imitação e as histórias de fracasso nos servem de lição.

Certo livro dizia que hoje o homem deve ter um corpo pequeno e a cabeça grande. Mas o que ele quis dizer com isto? Muito simples, que hoje em dia usamos mais nossa mente do que nosso corpo. Ninguém vai querer serrar uma madeira usando o serrote, ou fazer um furo na parede usando um prego. Hoje em dia temos ferramentas para tudo.

Mas voltando à nossa história, Sansão era assim um homem de corpo grande e cabeça pequena. Se enfurecia rápido, era mulherengo, tudo que via ele queria ter. Tinha um pacto com Deus. Não podia contar seu segredo.

No final das contas ele se apaixonou por uma filisteia, povo inimigo dos judeus, e foi a sua morte. Depois de muito insistir com ele, Sansão acabou contando o seu segredo, que se cortasse o seu cabelo ele perderia suas forças.

Quais foram os erros de Sansão: 1 Confiar na pessoa errada; 2 Apaixonar-se pela pessoa errada; 3 Contar seus segredos para a pessoa errada; 4 Afastar-se de Deus.

Creio que dos piores erros o maior foi afastar-se de Deus. "Então ela chamou: "Sansão, os filisteus estão atacando!" Ele acordou do sono e pensou "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado. Juízes 16.20.

Pra mim esse versículo é o que mais doí no ser humano, quando Deus se afasta de nós; ou será nós nos afastamos dele?...

Pois bem, Juízes 14.4 "Seus pais não sabiam que isto vinha do Senhor, que buscava ocasião contra os filisteus".

Isto se refere ao fato de Sansão ter um outro casamento antes de apaixonar-se por Dalila, que não era de seu povo.  Bem, o fato é o seguinte: podemos inferir que Deus tinha outros planos para Sansão pois Deus procurava uma forma de acabar com os filisteus; caso contrário Deus não teria se afastado de Sansão na ocasião que ele contou o seu segredo.

Mais uma lição para nós, não devemos contar nossos segredos para outras pessoas, somente para Deus. Certa música de Marcos Antônio dizia: O crente tem um segredo com Deus quando fala os mistérios dos céus. E é verdade, Deus tem um segredo na minha e na tua vida. Creia nisto. Peça provas a Deus, como ele afirma em Malaquias 3.10. "Ponham-me à prova", "e vejam se eu não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Enfim, esta questão de relacionamento é algo muito sério. Deus quer o melhor para nós, não nos dará qualquer coisa, "Deus tem o melhor pra mim" (Fernandinho). No entanto, se nós erramos e houver arrependimento ele muda nossa história, assim como mudou a história de Sansão.

Depois de preso e cego e fraco, Deus tirou dele o orgulho e arrogância, tudo consequência do seu erro, que foi contar o seu segredo. Mas Deus teve compaixão de Sansão e lhe concedeu o pedido. Sansão teve força novamente na hora da sua morte.  "Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda sua vida." Sansão cumpriu o propósito do Senhor mas Deus teve que mudar o caminho de Sansão, pois, Sansão se afastou de Deus.

O mais interessante dessa história é que Sansão foi-se envolvendo com as brincadeiras de Dalila, e imagino que por causa de sua beleza física ele cedeu e também pelo fato de estar apaixonado. Portanto para se relacionar com alguém é necessário além da paixão o amor.

O desejo sexual é necessário, mas deve ser canalizado dentro do casamento e também para a pessoa certa. Não peça a Deus para tirar o seu desejo, foi ele que lhe fez. Ele lhe conhece. Mas se esse desejo for canalizado para a pessoa certa e para o casamento, meu irmão, minha irmã, será uma bênção em nome de Jesus.

Passagens utilizadas da NVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOME

Seguir O Blog Se você encontrar algum link sem funcionar favor nos informe: daniel.alvesb@gmail.com Nossa Página no Facebook: https://...